quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Quem irá retirar este prego?



Quem já comprou um móvel já se perguntou: este móvel atende as minhas necessidades? Este móvel é confortável? Este móvel é resistente? Qual cor combina mais? E é claro, o móvel atendendo as necessidades o preço tem que estar dentro das condições pela qual o consumidor está disposto a pagar. Mas um novo grupo de consumidores está tendo um destaque cada vez maior, os “consumidores verdes”, que são pessoas informadas e altamente preocupadas com seu próprio bem estar e o de seus familiares e que estão adicionando uma nova pergunta ao repertório inicial de compra: este móvel é sustentável?
O produto sustentável pode ser o principal diferencial nas próximas décadas, e para empresas que pretendem se destacar neste mercado altamente competitivo investimentos nesta área são recomendados, antes que este diferencial ambiental se torne apenas um commodities.
O projeto para o meio ambiente ou eco-design consiste em projetar produtos eco-eficientes.

O eco-design pode ser usado como uma simples estratégia de marketing das empresas, o chamado Marketing Verde, e que pode ser entendido como apenas uma ferramenta de projeção ou melhoria da imagem da empresa. Com a correta aplicação do eco-design e com o comprometimento da empresa com a sustentabilidade, que deve passar por várias exigências de uma legislação ambiental, acabamos fomentando programas internos de conscientização tornando assim o processo espontâneo e eficiente. Esta conscientização ecológica deve ser estimulada proporcionando melhorias de produtividade e competitividade.


Para identificar produtos eco-eficientes podemos destacar alguns pontos:
- Minimização de recursos
Quanto ao uso de materiais e recursos consumidos para a fabricação deste produto desde sua concepção. (espessuras de chapas, pesos, tamanho)

- Escolha de recursos e processos de baixo impacto ambiental
Relacionado ao uso de materiais limpos (materiais que causem menos danos ambientais), materiais renováveis ( materiais que resultem em rejeitos biodegradáveis), uso de materiais recicláveis (materiais facilmente reaproveitáveis) e materiais de baixa energia ( energia necessária para extrair, processar e refinar o material).

- Otimização da vida do produto
A vida útil do produto está relacionada com a capacidade de sua proposta em implantar determinada função até seu descarte. Alguns produtos são criados e programados para durar de quatro a vinte anos, seja pelo mau uso ou pela degradação de seus componentes.
Com o desenvolvimento de produtos mais duráveis podemos intensificar seu uso com, por exemplo, políticas de compartilhamento de produtos. Quem nunca passou para um parente um móvel que não lhe servia mais? Isto foi possível por se tratar de um móvel resistente e possivelmente de fácil desmontagem.

- Facilitar a desmontagem
A desmontagem do produto está relacionada com a facilidade de manutenção e reciclabilidade de suas partes e tem como finalidade aprimorar a extensão de sua vida útil e a de seus componentes.
Um produto que seja de fácil desmontagem tem a possibilidade, mesmo que descartado em “lixões”, da recuperação de partes/peças em boas condições. Componentes podem ser re-utilizados na re-manufatura seja para exercer a mesma função, ou uma função de nível inferior.
Processos que facilitem a desmontagem do móvel e otimizem sua vida útil, matérias primas menos impactantes e que consumam menos recursos são fatores que refletem diretamente no desempenho ambiental deste produto, então, no momento de se adquirir um móvel, devemos sempre destacar questões relacionadas a estes fatores pois alguém terá que retirar este prego um dia.

Rodrigo Karam Quintas
Designer
Gerente de P&D, Inforline Móveis para Escritório

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